Biografia



Zenão de Eleia nasceu na Eleia aproximadamente 504a.C., pertenceu a escola Eleática.

Por volta de 460a.C.  Zenão era discípulo de Parmênides, e defendeu as ideias dele.

Teve uma vida politica, ocupou cargos de destaque, sua morte se deu por uma conspiração contra o tirano, foi preso e torturado, em umas de suas sessão ele afirmou que queria ser tão dono de seu corpo como era de sua língua, não revelando nome algum. Depois ele disse que revelaria os nome e pediu que algoz ser aproximasse, ao fazer isso, Zenão mordeu a orelha dele, sendo executado depois.

Ideias do ser
Deus é eterno:  “É impossível que algo surja; pois teria que surgir ou do igual ou do desigual. Ambas as coisas são, porém, impossíveis; pois não se pode atribuir, ao igual, que dele se produza mais do que deve ser produzido, já que os iguais devem ter entre si as mesmas determinações. Tampouco pode surgir o desigual do desigual; pois se do mais fraco se originasse o mais forte, ou do menor o maior, ou do pior o melhor, ou se, inversamente, o pior viesse do melhor, originar-se-ia o Não-Ser do Ser, o que é impossível; portanto, deus é Eterno.”

Deus é um: “Se Deus é o mais poderoso de tudo, então lhe é próprio que seja Um; pois, na medida em que dele houvesse dois ou ainda mais, ele não teria poder sobre eles; mas enquanto lhe faltasse o poder sobre os outros não seria Deus. Se, portanto, houvesse mais deuses, eles seriam mais poderosos e mais fracos um em face do outro; não seriam, por conseguinte, deuses; pois faz parte da natureza de Deus não ter acima de si nada mais poderosos; pois o igual não é nem pior nem melhor que o igual – ou não se distingue dele. Se, portanto, Deus é e se ele é de tal natureza, então só há um deus; não seria capaz de tudo o que quisesse, se houvesse mais deuses.”


Deus é esférico: “Sendo Um, é em toda parte igual, ouve, vê e possui também, em toda a parte, os outros sentimentos, pois, não fosse assim, as partes de Deus dominariam uma sobre a outra, o que é impossível. Como Deus é em toda parte igual, possui ele a forma esférica; pois não é aqui assim, em outra parte de outro modo, mas em toda parte igual.”

Deus não é nem limitado nem ilimitado, nem imóvel nem móvel: “O Um, portanto, não está nem em repouso nem se movimenta; pois não se parece nem com o Não-Ser nem com o Múltiplo. Em tudo isso, deus se comporta assim; pois ele é eterno e uno; idêntico a si mesmo e esférico, nem ilimitado nem limitado, nem em repouso nem em movimento.”

Paradoxo
O paradoxo de Zenão, ele demostra a inexistência do movimento, espaço e tempo através de alguns exemplos como: Aquiles e a tartaruga, nela, Aquiles é um herói grego muito veloz mas ele não é capaz de ultrapassa uma tartaruga.


A demonstração foi de Aquiles e uma tartaruga estão em uma corrida, nela Aquiles dá uma vantagem a tartaruga, mas Aquiles nunca conseguirá ultrapassa ela. Pois sempre que ele chega onde ela estava, ela estará na frente. A tabela abaixo é um exemplo da situação.

Velocidade de Aquiles de 10m/s.
Velocidade da tartaruga de 2m/s.
Vantagem 10m.




Outro paradoxo é que um objeto nunca poderá ir do ponto A para o B, pois a distancia poderia ser dividida infinitamente no meio, gerando espaços infinitos para percorrer. E também tem um do arco e flecha, que seguir a mesma logica.









Comentários

Postar um comentário